Uma pesquisa realizada na Suécia com aproximadamente 97 mil estudantes do 1º ano ao 3º ano do ensino fundamental mostrou que não houve perdas educacionais em leitura durante a pandemia.
Os alunos avaliados conseguiram a manutenção do patamar de decodificação de palavras e compreensão de leitura.
O resultado é atribuído à decisão do governo sueco de manter as escolas abertas nesse período.
Imagem: Getty Images
A pesquisa mostra que isso ocorreu também entre as crianças mais vulneráveis socioeconomicamente.
Apesar de terem sido mais afetadas pela pandemia, elas não registraram perdas educacionais em leitura e o nível nesse quesito foi considerado estável.
Mesmo com as escolas abertas, o estudo mostrou que a incidência de casos graves de Covid-19 foi muito baixa entre as crianças, tanto na pré-escola quanto no fundamental.
A conclusão do estudo é que a decisão da Suécia de manter as escolas abertas durante a pandemia foi acertada, o que protegeu os alunos do ensino primário.
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A pesquisa foi publicada no volume 114, do International Journal of Educational Research, em 2 de junho de 2022.
Os autores do estudo foram;
Anna Eva Hallin, do Departamento de Ciências Clínicas, Intervenção e Tecnologia do Instituto Karolinska |
Henrik Danielsson, do Departamento de Ciências Comportamentais e Aprendizagem da Universidade de Linköping |
Thomas Nordström, do Departamento de Psicologia da Universidade de Lineu |
Linda Falth, do Departamento de Pedagogia e Aprendizagem da Universidade de Lineu.