13/06/2022 19:35

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Uma pesquisa realizada na Suécia com aproximadamente 97 mil estudantes do 1º ano ao 3º ano do ensino fundamental mostrou que não houve perdas educacionais em leitura durante a pandemia.

Os alunos avaliados conseguiram a manutenção do patamar de decodificação de palavras e compreensão de leitura.

O resultado é atribuído à decisão do governo sueco de manter as escolas abertas nesse período.

Imagem: Getty Images

A pesquisa mostra que isso ocorreu também entre as crianças mais vulneráveis socioeconomicamente.

Apesar de terem sido mais afetadas pela pandemia, elas não registraram perdas educacionais em leitura e o nível nesse quesito foi considerado estável.

Mesmo com as escolas abertas, o estudo mostrou que a incidência de casos graves de Covid-19 foi muito baixa entre as crianças, tanto na pré-escola quanto no fundamental.

A conclusão do estudo é que a decisão da Suécia de manter as escolas abertas durante a pandemia foi acertada, o que protegeu os alunos do ensino primário.


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A pesquisa foi publicada no volume 114, do International Journal of Educational Research, em 2 de junho de 2022.

Os autores do estudo foram;

Anna Eva Hallin, do Departamento de Ciências Clínicas, Intervenção e Tecnologia do Instituto Karolinska | 

Henrik Danielsson, do Departamento de Ciências Comportamentais e Aprendizagem da Universidade de Linköping | 

Thomas Nordström, do Departamento de Psicologia da Universidade de Lineu | 

Linda Falth, do Departamento de Pedagogia e Aprendizagem da Universidade de Lineu.

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