A andropausa ou síndrome de deficiência androgénica, está associada ao processo natural de envelhecimento do homem e resulta de uma diminuição significativa dos níveis de testosterona - hormona masculina, explica o hospital CUF.
Segundo estimativas da Urology Care Foundation, quatro em cada dez homens com mais de 45 anos têm baixos níveis de testosterona.
VEJA TAMBÉM
Limite de juros para cheque especial começa a valer hoje
Como fazer um detox (sem recorrer a sucos verdes ou dietas loucas)
Nem animal, nem planta nem fungo: um ser vivo surreal com 720 sexos e sem cérebro
Andropausa e menopausa
Tanto a andropausa como a menopausa caracterizam-se pela diminuição da produção de hormônios sexuais, contudo os fenômenos diferem e afetam ambos os sexos de formas diferentes.
Na menopausa os níveis de estrogénio (hormonal sexual feminina) diminuem de forma mais abrupta, sendo que a mulher deixa de poder ter filhos. J
á na andropausa, os níveis de testosterona sofrem uma redução mais gradual: segundo a International Society for Sexual Medicine, a partir dos 30 anos estes níveis vão diminuindo 1% por ano, processo que perdura por vários anos.
Esta diminuição não se traduz necessariamente em infertilidade; o homem pode conseguir ter filhos até uma idade avançada e, quando é saudável, poderá produzir esperma até depois dos 80 anos.
Quais são os sintomas da andropausa?
Embora nem todos os homens apresentem sintomas associados à andropausa, por volta do fim dos 40 anos ou início dos 50, estes podem manifestar-se tanto a nível sexual, como físico. Eis alguns segundo a CUF:
- Diminuição da libido (desejo sexual), da ejaculação e do orgasmo;
- Disfunção erétil;
- Redução do tamanho dos testículos;
- Diminuição da força, da massa muscular e da densidade óssea (osteoporose);
- Inchaço das mamas (ginecomastia);
- Alterações do tecido adiposo, com maior concentração de gordura na zona abdominal;
- Perda de pelos corporais.
A CUF alerta ainda que a diminuição dos níveis de testosterona pode também ter impacto na qualidade do sono (insônia ou mais sonolência) e provocar distúrbios do humor (diminuição da capacidade intelectual, ansiedade e depressão) e fadiga.
Na presença destes sintomas, consulte um médico, pois, embora possam dever-se ao processo normal do envelhecimento, podem estar associados a outras condições que devem ser excluídas, tais como problemas na tiróide, efeitos secundários de medicamentos ou apneia do sono.