Os mais de 50 bebês nascidos na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, nesta primeira semana de funcionamento, já recebem alta cumprindo uma série de protocolos, dentre os quais, a cobertura vacinal e os testes de triagem neonatal, que visam detectar doenças precocemente, antes do aparecimento dos seus sintomas, prevenindo complicações e sequelas.
Fotos: Michel de Oliveira
"Estes são protocolos que seguimos rigorosamente visando assegurar a saúde dos bebês nesse período das primeiras 24 horas após o parto.
As puérperas também saem daqui com todas as recomendações para continuar com a cobertura vacinal e a realização do teste do pézinho, que também pode ser realizado em uma UBS até os primeiros cinco dias de vida", explica o enfermeiro assistencial, Paulo Sousa, um dos responsáveis pelo serviço.
Nas primeiras 24 horas após o nascimento, todos os recém-nascidos recebem a vacina BCG, que previne contra a tuberculose e suas variações, como a meningite tuberculosa, além da vacina contra a hepatite B, protegendo-os contra infecções no fígado.
A partir de então, o calendário vacinal deve ser atualizado, já aos dois meses de idade, com acompanhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
De forma semelhante, todos os recém-nascidos passam por avaliações como o conhecido “teste da orelhinha”, que consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de sonda, para aferir o correto funcionamento da audição, essencial para a fala da criança.
Outro teste também realizado é o do “olhinho”, cujo objetivo é rastrear doenças como catarata congênita, retinoblastoma e glaucoma congênito, que podem prejudicar a visão da criança.
Também é realizado o teste da "linguinha", que é um protocolo obrigatório desde 2014, e visa identificar a "língua presa", tecnicamente conhecida como anquiloglossia, caracterizada pela restrição, em diferentes graus, do movimento da língua, que pode comprometer a amamentação e, posteriormente, dificultar a fala.
Concluindo a relação de exames nas primeiras 24 horas após o parto, os bebês passam, também, pelo teste do "coraçãozinho", visando identificar alguma cardiopatia crítica, através de uma oximetria (avaliação indireta da oxigenação no sangue) no membro superior direito e nos membros inferiores.
A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira atende 24 horas durante todos os dias da semana, devidamente equipada para urgências e emergências relacionadas às puérperas e aos recém-nascidos.