Ministros do Supremo Tribunal Federal expressaram aprovação e elogios à indicação de Flávio Dino, atual Ministro da Justiça e Segurança Pública, para o STF.
A nomeação foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também indicou Paulo Gustavo Gonet Branco para Procurador-Geral da República.
Lula Marques / Agência Brasil
Processo de aprovação no Senado
Reconhecimento e gratidão de Dino
Aprovação e comentários dos ministros do STF
"Foi uma escolha muito feliz do presidente da República, uma prerrogativa dele e acho que ele escolheu um ex-juiz federal da qualidade, foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça e governador do Maranhão bem avaliado", afirmou.
"O presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o STF e para a PGR. Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito", declarou.
Cristiano Zanin e Jorge Messias, outros juristas, destacaram a experiência e a integridade de Dino, enaltecendo suas contribuições aos três poderes da República.
"Saúdo a indicação do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal e o seu retorno ao Poder Judiciário, com a certeza de que sua experiência no exercício de cargos dos Três Poderes da República contribuirá de sobremaneira aos debates dos mais relevantes temas constitucionais no plenário desta Suprema Corte", escreveu Cristiano Zanin.
"Dino preenche de sobra os requisitos constitucionais para o cargo, devido à sua conduta de integridade exemplar e ao notável saber jurídico que ostenta. Trata-se de um jurista experiente, cuja trajetória de serviços prestados aos três poderes da República o credencia a exercitar uma visão plena sobre as mais difíceis e complexas questões jurídicas submetidas ao STF", completou Jorge Messias.
Perfis dos indicados
Com informações da Agência Brasil