Após cinco meses de novas regras de tráfego e travessia em vias de Aracaju, motoristas do transporte coletivo e usuários aprovam as faixas exclusivas para ônibus, pois a proposta tem oferecido benefícios que agradam a todos que utilizam do transporte.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju, Miguel Belarmino, afirma que os corredores de ônibus chegaram para contribuir com o trabalho dos motoristas dos ônibus e com a mobilidade urbana.
"Antes, os motoristas tinham dificuldade de se alimentar na hora do seu repouso, de ir ao banheiro, e com a regularização dos corredores, eles estão com tempo suficiente e passando por menos estresse, tendo mais qualidade de vida. A gente pede por mais vias com corredores, principalmente, nas mais movimentadas como a Tancredo Neves, para uma melhor fluidez", afirma Miguel.
Motoristas rodoviários do transporte coletivo da capital falam da nova experiência no trânsito.
"Os corredores exclusivos beneficiaram muito, porque o trânsito nessas vias não está engarrafado. Porém, existe ainda a falta de conscientização de algumas pessoas, a exemplo dos ciclistas que não respeitam e vêm na contramão e alguns motoristas de automóveis que insistem em andar pela via exclusiva dos ônibus. As vias escolhidas foram viáveis, mas seria ainda melhor que existissem mais corredores espalhados pela cidade, pois o motorista consegue conciliar a direção com um bom atendimento ao usuário", explica o motorista Renisson Silva, que está há quatro anos nesta profissão.
"Com os corredores foi possível melhorar os horários de chegada dos ônibus nos pontos, acabou com os engarrafamentos nessas vias e tem ajudado a evitar colisões. A gente espera que todos comecem a contribuir com a mudança e respeitem a faixa exclusiva, pois as vias mais respeitadas é onde há fiscalização. Mas acredito que aos poucos fique ainda melhor, pois hoje dirigimos com mais tranquilidade, paciência e, inclusive, temos observado que os próprios passageiros têm ficado mais satisfeitos", disse o motorista Antônio Teixeira.
A estudante Diana Lima Barreto costuma pegar duas vias, diariamente, e ela afirma que sente a diferença no tempo de duração da viagem, quando usa a via com corredor para ônibus.
"Eu pego duas vias, uma pra ir para minha casa e outra para ir para o trabalho. Para o trabalho eu pego ônibus na Avenida Hermes Fontes, que adianta muito mais o meu transporte, consigo chegar em tempo hábil, mas quando eu pego a Avenida Desembargador para ir pra São Cristóvão é um caos, porque não tem o corredor, então fica congestionado", explica Diana.
Segundo o atendente e usuário do transporte coletivo Pablo Diego Fonsêca, os benefícios são grandes com relação a mobilidade urbana.
"Está muito mais viável, hoje, pegar ônibus do que um táxi em horário de pico, por causa do corredor livre. Além dos ônibus chegarem mais pontuais nos pontos de ônibus, o tempo de espera também diminuiu. Então, onde tiver espaço para colocar mais corredores exclusivos para ônibus e puder colocar, será bem-vindo", conta.
Fonte: Ascom/SINTTRA