Nove municípios do sul da Bahia foram selecionados para participarem de iniciativas que desenvolvam o turismo sustentável na região.
A Futuri Brasil, criada pela ONG Conservação Internacional, lançou um Manual de Boas Práticas e diversas estratégias para promoção da sustentabilidade
Una, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, iniciaram neste ano ações para reduzir os impactos negativos e proporcionar maiores benefícios e sustentabilidade aos destinos.
O projeto é desenvolvido pela Futuri Brasil, aliança idealizada pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) e finalista do prêmio Braztoa Sustentabilidade 2022.
Integrado a ação, a ONG lançou um Manual de Boas Práticas que foi co-criado e validado por atores locais e fornecido para os segmentos turísticos da região, que atuam em ambientes terrestres, aquáticos marinhos e da zona costeira.
As cidades selecionadas pela iniciativa são conhecidas pelas suas características naturais singulares e de grande importância biológica.
Incentivando a proteção do meio ambiente, a Futuri criou uma série de prioridades para promover o turismo sustentável, como:
• fortalecer a proteção dessas áreas de preservação;
• desenvolver uma governança para integrar os agentes do turismo na região;
• contribuir a implementação de boas práticas no turismo e a criação de novos roteiros mais sustentáveis;
• melhor distribuição de renda, valorização e protagonismo da comunidade local; conservação e restauração do meio ambiente.
Futuri Brasil
Pensado pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), a Futuri Brasil foi formada com o intuito de estimular o turismo regenerativo, desenvolvendo práticas ESG (Governança ambiental, social e corporativa) no setor, com potencial de expansão para todo o País.
A instituição procura equilibrar as necessidades humanas com a preservação dos recursos naturais sem comprometer as próximas gerações, potencializando as atividades turísticas.
A aliança faz parte do projeto Turismo+Sustentável da CI-Brasil, financiado pelo Fundo Abrolhos T&M, Instituto humanize, Uxua Casa Hotel & Spa, e WWF e que também conta com o apoio do setor público (SETUR – Secretaria de Estado de Turismo, Secretarias municipais e estadual do Meio Ambiente, ICMBio), Câmaras Técnicas de Turismo, setor privado, terceiro setor e comunidade local.
“A Futuri promove trocas de experiências e elaboração de novos produtos que diversifiquem e aprimorem a visita do turista, criando oportunidades de negócios e distribuição de renda, regenerando a natureza e proporcionando a melhoria na qualidade de vida dos seus moradores” destaca Thais Guimarães, coordenadora do projeto na CI-Brasil.
Para participar a pessoa ou empresa deve primeiro assinar uma carta de adesão e princípios disponível no site https://futuribrasil.com/.
Logo será disponibilizado um questionário de autoavaliação que mensura e orienta os aliados a implementar melhores práticas na operação e gestão das atividades turísticas.
Conheça mais do projeto acessando as redes sociais:
Facebook: @FuturiBrasil
Instagram: @FuturiBrasil