O retorno dos brasileiros às viagens impulsionou a venda de pacotes turísticos pelo país no segundo trimestre do ano (abril a junho).
Dados da 2ª edição do boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa, trouxeram que 4 em cada 10 operadoras de turismo ultrapassaram o volume de vendas registrado antes da pandemia (2019).
De acordo com o documento, o índice representa um grande avanço para o segmento, já que no primeiro trimestre do ano este percentual ficou em 14,8%.
Quando comparado ao mesmo período do último ano, 81,2% das operadoras de turismo ultrapassaram o faturamento em mais de 100%.
Praia do Madeiro, em Tibau do Sul (RN). Crédito: Junior Santos/MTur
Os dados ainda são mais animadores para metade delas, pois o faturamento já ultrapassou os 200%.
Os avanços também podem ser observados nos embarques:
65,6% das operadoras ultrapassaram o número de pessoas embarcadas no mesmo período de 2021, percentual superior ao contabilizado no primeiro trimestre;
25% embarcaram entre 50% e 100% e 9,4% continuam com os embarques abaixo dos 50%.
A maioria desses embarques foram para destinos dentro do país:
Maceió (AL), Natal (RN) e São Paulo (SP).
Em seguida, outros locais reforçam a busca dos turistas por atrativos de sol e mar:
Fortaleza (CE), Salvador (BA) e os Lençóis Maranhenses (MA).
Em relação aos destinos internacionais, os embarque ocorreram, principalmente, para países como Portugal, Estados Unidos (Orlando), Argentina, México (Cancun) e Chile.
São Paulo, Rio de Janeiro e Recife foram os destinos mais procurados em julho
Das 27 Unidades da Federação (UF), a cidade paulista foi a mais buscada, aparecendo em primeiro lugar na lista de preferência de viajantes residentes em 21 estados.
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Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas no segundo trimestre de 2022, 40,4% foram para embarque no mesmo período das vendas, 27,3% para o terceiro trimestre, 21% para os três últimos meses de 2022, e 11,4% acontecerão em 2023.
No caso das viagens internacionais, 31,3% delas aconteceram no próprio segundo trimestre, 30% ficaram para o período entre julho e setembro, 19,4% para o quarto trimestre, e 18,7% serão realizadas em 2023.
Próximo semestre
O levantamento também trouxe as perspectivas de movimentação até o final de 2022.
Ao todo, 86% das operadoras de turismo estão confiantes na concretização das vendas de pacotes turísticos, com alta de quase 50% em relação a 2019, antes da pandemia.
As datas mais procuradas no período foram o Reveillon, a semana do “saco cheio” (12 a 15 de outubro), além dos feriados de novembro, 7 de setembro e o Natal.
Sobre os tipos de experiências, observam-se mudanças de acordo com o período escolhido para viajar.
Quando se trata do Réveillon, a procura segue a ordem:
sol e praia, cruzeiros, luxo e resorts.
No Natal:
figuram sol e praia, compras, luxo, cruzeiros e resorts.
Nos demais feriados:
ecoturismo/aventura, rural/hotel fazenda, lua de mel/romântica, parques temáticos e cruzeiros entram na lista de procura.