A equipe Vai Turismo da Fecomércio-SE apresentou o relatório de resultados das visitas técnicas feitas nos municípios de São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaianinha e Tobias Barreto.
O grupo analisou os pontos fracos e os pontos fortes da atividade turística em cada uma dessas cidades.
Em nova fase, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e a Setur irão construir um plano de ação para o turismo em cada cidade
O objetivo é entender as particularidades de cada município e descobrir como o Sistema Fecomércio e as Secretarias de Turismo poderão atuar para resolver os problemas do turismo nas localidades e desenvolver novas ações para explorar o potencial cultural e comercial dessas cidades.
Com a apresentação do relatório, o projeto avançou mais um passo e alcançou uma nova fase.
Agora, a secretaria estadual de turismo, junto com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e as prefeituras, irá construir um plano de ação para os municípios, levando em conta as sugestões do relatório, as especificidades das regiões e a capacidade de execução de cada cidade.
“Nesse momento, vamos fazer novas visitas para começarmos a identificar melhor os pontos fracos que foram informados ao nosso Sistema.
A partir daí, já começa a parte de profissionalização.
Digamos, as questões de bares e restaurantes e guia turístico, que foram identificados em algumas cidades, já chegaremos com os cursos para solucionar esses problemas.
Nós chegaremos, enquanto Senac com esses cursos para que a gente prepare o máximo de pessoas capazes de atender o turista que ali chegue e demonstre os potenciais de cada município.
Ou seja, é um segundo passo significativo para que possamos até o final do ano fechar essa fase e começarmos o que interessa que é buscar o turista”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade.
Na reunião, conversaram sobre a importância de promover ações e eventos que tragam turistas para as cidades.
Dentre os projetos, falaram sobre a “Corrida de aventura – Faça a sua História, São Cristóvão”.
De acordo com os empresários Mário Eugênio e Diego Torres, este modelo de corrida de rua tem a função de fornecer maior protagonismo para a cidade.
O principal intuito é fazer com que os atletas conheçam sobre a história e a cultura do local durante o trajeto da corrida.
Desta forma, além de ajudar no desenvolvimento da atividade turística, o projeto irá contribuir com o terceiro objetivo da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU): Saúde e Bem Estar.
Batalha do Sabor tem como propósito encontrar o prato típico de Sergipe
A gastronomia também foi destacada na reunião como um fator determinante para o crescimento do turismo no interior do estado.
O diretor regional do Senac, Marcos Sales, apresentou o projeto piloto do reality show “Batalha do Sabor”.
A ideia é criar uma competição gastronômica entre chefs de cozinha e profissionais do ramo para avaliar a criatividade na montagem de pratos, domínio de técnicas e habilidade na utilização dos sabores e insumos que são particulares de nosso estado.
“Todo turismo envolve gastronomia, seja ele de qualquer segmento.
E o nosso objetivo é realizar essa competição para que possamos ter a chancela do prato sergipano.
E nesse processo, precisamos da ajuda da Setur, para compormos o corpo de jurados com representantes de entidades e chefs de renome para validarmos essa ação.
A ideia é envolver produtos que são sergipanos, a exemplo do aratu, caranguejo, amendoim cozido, mandioca, coco, caju e mangaba”, afirmou o diretor regional do Senac, Marcos Sales.