Cinema

Hugo Julião
01:01
20/02/2024

Seis filmes sobre o Holocausto, com sinopses e trailers

O Holocausto foi o extermínio sistemático de seis milhões de judeus, organizado e patrocinado pelo governo nazista da Alemanha, e seus colaboradores, durante a Segunda Guerra Mundial.

Os sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz recuperaram a sua liberdade em 27 de janeiro de 1945. É nessa data que todos os anos se homenageiam as vítimas.

O Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto foi proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em novembro de 2005.

Filmografia

A filmografia sobre o Holocausto é vasta e nela sobressai A Lista de Schindler. Destaca-se tanto (e tão justamente) que esquecemos muitos outros filmes igualmente importantes.

Veja alguns deles, que abordam a enormidade do crime nazista de diferentes maneiras.

 

A Escolha de Sofia (1982)

Em 1947 Stingo (Peter MacNicol), um jovem aspirante a escritor vindo do sul, vai morar no Brooklyn na casa de Yetta Zimmerman (Rita Karin), que alugava quartos.

Lá conhece Sofia Zawistowska (Meryl Streep), sua vizinha do andar de cima, que é polonesa e fora prisioneira em um campo de concentração e Nathan Landau (Kevin Kline), seu namorado, um carismático judeu dono de um temperamento totalmente instável.

Em pouco tempo tornam-se amigos, sendo que Stingo não tem a menor idéia dos segredos que Sofia esconde nem da insanidade de Nathan.

 

A Vida É Bela (1997)

Tragicomédia encenada pelo italiano Roberto Benigni em 1999, o filme recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes e atraiu um imenso público em muitos países.

Por ser uma das raras tentativas de abordar o tema dos campos de concentração com humor, teve recepção ambivalente por parte de alguns sobreviventes do Holocausto, que viram aí um perigo de banalização das atrocidades nazistas.

 

O Pianista (2002)

Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2002, o filme de Roman Polanski tem roteiro baseado nas memórias de Wladyslaw Szpilman.

É um músico polonês que testemunha como Varsóvia é tomada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial e cuja família é assassinada no campo de concentração de Treblinka.

O próprio Polanski sobreviveu ao Gueto de Cracóvia e perdeu a mãe assassinada em Auschwitz.

 

O Leitor (2008) 

Na Alemanha pós-guerra, o adolescente Michael Berg inicia um relacionamento apaixonado por Hanna Schmitz, uma mulher que tem o dobro de sua idade.

Apesar das diferenças de classe, os dois vivem uma bonita história de amor.

Um dia Hanna desaparece misteriosamente, deixando Michael com o coração partido.

Anos mais tarde, Michael, que agora é um estudante de direito, se surpreende ao reencontrar Hanna em um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

 

O Filho de Saul (2015)

Filme de 2015 do húngaro László Nemes (ex-assistente de Béla Tarr), tem como protagonista um integrante do Sonderkommando (grupo de prisioneiros judeus encarregados de limpar câmaras de gás e remover cadáveres), cuja ideia fixa é enterrar um garoto.

Filme claustrofóbico, cujo uso do primeiro plano, os closes exacerbados e a câmera em constante movimento, tira o espectador de sua zona de conforto.

 

Negação (2016) 

O escritor David Irving enfrenta uma batalha legal contra a respeitada autora e historiadora Deborah Lipstadt depois que ela o acusa de negar a existência do Holocausto.

 

Veja também

Qual era a religião de Hitler?

Compartilhe