Na noite de terça-feira, 27, a Porto divulgou seu balanço consolidado, referente ao quarto trimestre de 2023 e ao ano fiscal completo, destacando resultados positivos em todas as suas áreas de atuação: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank.
Balanço da Porto Seguro
No último trimestre de 2023, a Porto registrou um lucro líquido de R$ 688,9 milhões, o que representa um aumento de 24% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Ao longo do ano, o lucro líquido apresentou um crescimento expressivo, dobrando o valor para um recorde de R$ 2,26 bilhões.
O Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) alcançou 23,9% no trimestre e 19,6% anualmente.
Quanto à receita total, observou-se um crescimento de 9,5% no trimestre em comparação ao mesmo período de 2022, somando R$ 8,4 bilhões.
Em uma visão anual, a receita registrou um aumento de 16,2% em relação a 2022, totalizando R$ 31,7 bilhões.
Na Porto Seguro, os prêmios do quarto trimestre avançaram 4,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A maior contribuição para este ganho veio do segmento Patrimonial, com alta de 15,8% frente ao mesmo período de 2022.
Já o Vida expandiu 8,6%, alavancado pelo desempenho do segmento de Vida Coletivo (+22,6% vs. 4T22) e pelo seguro Viagem (+56,9% vs. 4T22).
No Auto, o crescimento de prêmios foi de 2,7%, induzido pela expansão de 4,3% na frota segurada, o que representou um incremento de 245 mil veículos no período (vs. 4T22).
No ano, o crescimento de prêmios da vertical foi de 12,1% em relação a 2022.
No quarto trimestre, a Porto Seguro observou um aumento de 4,3% nos prêmios em comparação com o mesmo período do ano passado.
O crescimento foi impulsionado principalmente pelo segmento Patrimonial, que registrou um aumento de 15,8% em relação ao mesmo trimestre de 2022.
O segmento de Vida também apresentou crescimento significativo, com 8,6%, destacando-se o desempenho do Vida Coletivo, que avançou 22,6% em comparação ao quarto trimestre de 2022, e o seguro Viagem, que cresceu 56,9% no mesmo período.
No segmento de Auto, houve um aumento de prêmios de 2,7%, impulsionado por um crescimento de 4,3% na frota segurada, o que representa um acréscimo de 245 mil veículos durante o trimestre em comparação ao quarto trimestre de 2022.
Ao longo do ano, o aumento dos prêmios na vertical foi de 12,1% em relação a 2022.
Na Porto Saúde, houve um aumento de 48,4% nas receitas em comparação ao quarto trimestre do ano anterior, impulsionado principalmente pela expansão expressiva dos prêmios do Seguro Saúde, que apresentaram um crescimento de 52,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Durante o ano, a vertical alcançou um total de 543 mil beneficiários.
A taxa de sinistralidade registrou uma diminuição de 3,7 pontos percentuais em comparação com os últimos três meses de 2022 e de 4,4 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre de 2023.
Esse resultado foi possível graças às medidas de adequação tarifária, esforços para a redução de fraudes e aprimoramento na subscrição de riscos.
Na vertical de negócios financeiros da Porto Bank, as receitas totais no último trimestre superaram a marca de R$ 1,3 bilhão, registrando um crescimento de 10,9% em comparação ao quarto trimestre de 2022.
O destaque foi o aumento de 22% nas receitas provenientes de consórcios e a adição de 160 mil novos negócios na vertical.
Quanto às Operações de Crédito, a taxa de inadimplência superior a 90 dias fechou em 6,6%, representando uma queda de 0,8 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre de 2023 e situando-se 0,6 pontos percentuais abaixo da média do mercado.
Em outros segmentos de negócios, a companhia registrou receita de R$ 203 milhões no último trimestre de 2023, o que representa uma redução de 8,8% em comparação ao mesmo período de 2022.
Essa diminuição se deve, em parte, à desaceleração de 45,7% na operação de Carro por Assinatura em relação ao ano anterior.
A recém-lançada vertical Porto Serviço, que começou suas atividades em dezembro de 2023, já mostra grande potencial para impulsionar as vendas no segmento B2C (Business to Consumer) e tem fortalecido parcerias estratégicas B2B (Business to Business) para a distribuição de seu portfólio de serviços.
Os resultados financeiros desta nova vertical, incluindo os rebates recebidos das seguradoras, serão comunicados a partir do primeiro trimestre de 2024.
É importante ressaltar que, no ano de 2023, a Porto foi reconhecida como a segunda marca mais forte do Brasil pela Brand Finance e ocupou a 16ª posição entre as marcas mais valiosas segundo a Interbrand.
A excelência nos serviços oferecidos pelas diversas verticais da empresa continua sendo destacada pelos clientes, o que é evidenciado pelos altos índices de NPS (Net Promoter Score) alcançados: 79 pontos nos seguros Auto e Residencial e 73 pontos no Cartão de Crédito Porto Bank.
Além disso, a Porto foi reconhecida entre as dez melhores empresas para trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking do GPTW (Great Place to Work) na categoria das maiores empresas, e conquistou o prêmio ESG da revista Exame, na categoria Serviços Financeiros.
A empresa também começou a fazer parte da carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3.
Esses reconhecimentos enfatizam o compromisso da Porto em ser um porto seguro para as pessoas e seus sonhos, refletindo sua dedicação à sustentabilidade e ao bem-estar de seus colaboradores.
Com informações do Estadão