28/09/2024 11:58

Compartilhe:

Sergipe atingiu em agosto a marca histórica de mais de 336 mil trabalhadores formais no mês

Nessa sexta-feira, 27 de setembro, o Ministério do Trabalho divulgou mais um estudo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelando que o estado de Sergipe atingiu a marca histórica de 336.199 trabalhadores formais no mês de agosto.

Esse é o maior número já registrado no estado desde a implementação da nova metodologia do Caged.

O estado tem mostrado um avanço contínuo na geração de empregos, e desde outubro do ano passado, quando ultrapassou os 300 mil postos de trabalho com carteira assinada, o crescimento tem se mantido estável. O número de empregos formais é calculado mês a mês, refletindo o aumento no estoque de empregos, que representa a quantidade de pessoas empregadas formalmente no setor público e privado.

Crescimento acelerado em Agosto

Em agosto, foram criados 2.812 novos postos de trabalho, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2023, quando 2.404 vagas foram registradas. No acumulado de 2024, 9.060 vagas foram criadas, e nos últimos 12 meses, esse número alcançou 17.400 empregos.

O setor de serviços foi novamente o destaque, gerando mais de mil novas vagas no mês de agosto, seguido pela indústria e comércio. O Observatório de Sergipe, da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), foi responsável pela análise e divulgação das informações.

Destaques por setor

Todos os cinco setores analisados apresentaram saldo positivo:

  • Serviços: 1.006 novas vagas, com destaque para as atividades de alimentação (233), educação (220) e saúde humana (186).
  • Indústria: 726 novos postos, com ênfase nas produções de produtos de metal (123), alimentos (121) e veículos automotores (111).
  • Comércio: 532 vagas, com crescimento especialmente no setor varejista, incluindo hipermercados e supermercados (59) e tecidos e artigos de cama, mesa e banho (55).
  • Construção: 420 vagas, impulsionadas pela construção de edifícios (224) e serviços especializados de construção (114).
  • Agropecuária: 129 novas vagas, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar (75).

Perspectiva positiva

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, celebrou o desempenho de Sergipe.

"Estamos acompanhando um crescimento contínuo e positivo, e o estado tem se destacado nacionalmente. Em agosto, tivemos a oitava maior variação no estoque de emprego do Brasil, superando a média de crescimento do país, além de mantermos a menor taxa de rotatividade no emprego no Nordeste e a segunda menor do Brasil", afirmou o secretário.

 

Com informações do Governo de Sergipe

Redação

Redação -

Redação

Redação

Nos acompanhe por e-mail!