Em janeiro, o Polo Carmópolis, operado pela Carmo Energy, alcançou um marco histórico com o embarque de mais de 590 mil barris de petróleo, o maior carregamento desde a reativação do polo, após a saída da Petrobras.
Desde a aquisição do Polo Carmópolis pela Carmo Energy, houve um expressivo aumento na produção de petróleo.
Em apenas um ano, a produção saltou de 3,8 mil para 8,6 mil barris por dia, demonstrando um potencial de crescimento contínuo e sustentável.
A reativação do Polo Carmópolis tem sido uma força motriz para o desenvolvimento econômico de Sergipe.
Com 489 empregos diretos e mais de 3.260 terceirizados, a maioria da força de trabalho composta por sergipanos, o polo contribui significativamente para a economia local.
A Carmo Energy investiu 46 milhões de dólares em 2023 e planeja um investimento futuro de 800 milhões de dólares para os próximos dez anos.
Com a prorrogação da produção até 2052, as perspectivas são de aumento na produção e nos postos de trabalho.
Além do impulso no emprego, Sergipe também beneficia dos royalties da produção de petróleo.
Em 2023, a Carmo Energy repassou mais de R$ 73,5 milhões em royalties, dos quais Sergipe arrecadou mais de 47,6 milhões de reais.
Neste ano, a produção de petróleo deve aumentar ainda mais, já que o polo tem potencial de produzir de 25 a 30 mil barris de óleo por dia.
Atualmente, a Carmo Energy gerencia 3.674 poços, 26 estações coletoras e 350 quilômetros de gasodutos e oleodutos.
A empresa deve abrir ainda 175 novos poços, sendo que três já passaram por perfuração.
“Já temos 15 sondas de perfuração em operação no Polo Carmópolis. A expectativa para este ano é que mais 26 sondas cheguem ao estado para que novos poços sejam perfurados, gerando também novos postos de trabalho. Estamos dando mais um passo no caminho do desenvolvimento econômico e social de Sergipe, impulsionado pelo setor de óleo e gás”, frisa o gerente regulatório da Carmo Energy, Philipe Passos.
O sucesso do Polo Carmópolis é um sinal promissor para o futuro do setor de óleo e gás em Sergipe, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do estado.
Com investimentos contínuos e um compromisso com o crescimento sustentável, o Polo Carmópolis está posicionado para desempenhar um papel crucial na economia sergipana.
Com informações da Secom/SE