A partir desta segunda, 17, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) dá início às inscrições no Processo Seletivo 2023.1.
O preenchimento das vagas são destinadas em cursos técnicos integrados ao nível médio, técnicos subsequentes, de graduação e técnicos de nível médio integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
São mais de duas mil vagas espalhadas pelos nove campi da instituição.
Para concorrer nesta seleção, o candidato deve se inscrever gratuitamente via internet, por meio do preenchimento do formulário eletrônico.
As inscrições para os cursos subsequentes e de graduação ocorrerão até 17 de novembro.
Já as inscrições para os cursos técnicos integrados ao nível médio e Proeja deverão ser realizadas até 30 de dezembro.
São disponibilizadas nos editais vagas para as chamadas ações afirmativas (50%), sendo voltadas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e provenientes de escolas públicas, ou para aqueles que independente de raça, são oriundos de escolas públicas; além de vagas específicas para pessoas com deficiência (PcD).
Aracaju: Fundat divulga vagas de emprego
Nesta segunda, 17, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), anuncia a oferta de 18 vagas de emprego para diversas funções.
--------------------
No edital 29/2022 estão sendo ofertadas 449 vagas para cursos de graduação (cursos superiores para quem já concluiu o ensino médio).
As vagas estão divididas em sete campi da instituição:
Aracaju, Lagarto, São Cristóvão, Estância, Itabaiana, Propriá e Glória.
Neste pleito, os interessados devem utilizar o boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das edições de 2011 a 2021.
Via sistema, o candidato deverá inserir as notas de Português e Matemática, além de anexar o boletim do Enem gerado diretamente do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O edital 30/2022 disponibiliza 920 vagas para cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio e quer fazer um técnico).
As oportunidades são para todos os campi da instituição:
Aracaju, São Cristóvão, Lagarto, Estância, Propriá, Socorro, Tobias Barreto, Itabaiana e Glória.
Nesta seleção, os candidatos utilizarão o histórico escolar de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, contendo as médias dos 1º e 2º anos das disciplinas de Português e Matemática.
Ao inserir as notas, o candidato deverá anexar, em formato PDF, em um único arquivo, a frente e o verso do histórico escolar ou declaração emitida pela instituição de ensino contendo as médias das disciplinas inseridas ou ainda o boletim assinado.
Pré Caju 2022: Emsurb inicia cadastramento para o comércio ambulante
Esta ano o evento acontece de 4 a 6 de novembro, na Orla da Atalaia.
--------------------
Já o edital 31/2022 é voltado ao preenchimento de 870 vagas para cursos técnicos integrados ao nível médio (quando o estudante terminou o ensino fundamental e deseja fazer o ensino médio aliado ao técnico).
Aracaju, Estância, São Cristóvão, Lagarto, Itabaiana, Glória e Socorro são os campi que ofertarão vagas nesta modalidade de ensino.
Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), estão sendo ofertadas pelo edital 32/2022 40 vagas para o Campus Itabaiana.
Trata-se de um curso de nível médio integrado ao técnico para pessoas que concluíram o ensino fundamental e possuem mais de 18 anos.
As seletivas para os cursos técnicos integrados ao nível médio e Proeja se darão por meio da realização de um sorteio eletrônico público, realizado no canal oficial do IFS no YouTube, tendo a participação de no mínimo três servidores do IFS.
Ao se inscrever, o participante terá um número atribuído pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Será utilizada uma seed (semente) para sortear os números dos candidatos inscritos no processo seletivo.
A previsão é que o sorteio aconteça em 10 de janeiro de 2023.
É importante destacar que ainda este ano o Departamento de Gestão de Ingresso (DGI) do IFS abrirá vagas também para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), sendo estes de curta duração; e cursos técnicos concomitantes.
Segundo o setor, os editais estão previstos para sair ainda em dezembro deste ano.