A Cartilha “Tráfico de Pessoas e Orientações para o Trabalho no Exterior” ficou disponível, a partir da sexta-feira (3), no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O documento serve como um guia que informa sobre direitos e serviços acessíveis aos brasileiros quando estiveram fora do país.
Além disso, apresenta recomendações para realizar uma viagem segura.
A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do MJSP, Marina Bernardes, explicou que a principal motivação para atualizar a cartilha ocorreu em virtude de um fluxo crescente de brasileiros sendo explorados no exterior.
Isso acontece após eles aceitarem supostas propostas de emprego vantajosas, mas que, ao final, se transformaram em situações de tráfico internacional de pessoas.
De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em 2023 foram atendidas mais de 200 vítimas de tráfico de pessoas.
Em função disso, a cartilha traz, de forma clara e em linguagem direta, informações para o enfrentamento ao crime.
A cartilha também explica as principais formas identificadas de exploração de brasileiros no exterior; orienta o que fazer em uma possível situação de tráfico de pessoas fora do Brasil; esclarece sobre repatriação; e faz recomendações gerais para uma viagem segura para brasileiros que desejem trabalhar fora do país.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)