O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) confirmou nesse sábado (28) que o país registrou até o momento 12 casos de varíola dos macacos.
O primeiro positivo foi confirmado no último dia 18, de um homem adulto, morador de Massachusetts, que havia visitado pouco antes o Canadá.
Depois, houve detecção da doença viral na Flórida (dois casos), Colorado (dois), Califórnia (dois), Utah (dois), além de um positivo em Washington, Nova York e na Virgínia.
Representação artística do vírus da varíola // Roger Harris/Science Photo Library/Getty Images
O CDC destacou que os sintomas da varíola dos macacos são semelhantes à da já erradicada varíola.
Ou seja, febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas costas, calafrios e fadiga, embora sejam mais leves.
Além disso, com frequência, são acompanhados de inflamação nos gânglios e de erupções cutâneas, que se expandem a partir do rosto para outras partes do corpo, principalmente, mãos e pés.
Ainda de acordo com o órgão americano, "não está claro como uma pessoa fica exposta à varíola dos macacos, mas, entre os casos, há pessoas que se identificaram como homens que mantêm relações sexuais com outros homens".
Atualmente, o CDC trabalha com autoridades de saúde estaduais e municipais para identificar pessoas que podem ter estado em contato com as 12 que deram positivo para a doença.
Além disso, o órgão pediu que quem apresentar sintomas similares ao da varíola dos macacos, entre em contato com centros de saúde.